TEXTO CHAVE: Habacuque 3:17-19 - Markinhos
INTRODUÇÃO: Jesus nos preveniu que no mundo passaríamos por aflições (Jo 16:33). Embora passageiras, as aflições muitas vezes tentam nos levar a uma situação de aparente derrota. O profeta Habacuque viveu em um período em que uma grande crise de ordem espiritual, moral e social havia se instalado em sua nação. Mas, mesmo em meio aos "tempos difíceis", Habacuque conseguiu experimentar a vitória. Nesse estudo vamos aprender como o povo de Deus deve se portar em meio às dificuldades e sair vencedor.
1. TEMPOS DIFÍCEIS DEVEM GERAR INCONFORMISMO – Hc 1:2-3 - 0 questionamento de Habacuque revela o seu inconformismo com aquela situação. Não basta apenas constatar que existe uma crise. Precisamos descobrir as causas que a geraram. A nossa atitude deve ser não nos conformarmos, para que sejamos transformados, e assim possamos experimentar a vontade de Deus – que é boa, perfeita e agradável”. Deus jamais nos abandonará! Rm 12:2.
2- TEMPOS DIFÍCEIS DEVEM NOS LEVAR À ORAÇÃO - Hc 1:12-17 - Devemos orar em todo o tempo. Porém, em tempos difíceis o nosso clamor deve ser intensificado. Em meio à crise não podemos nos contentar apenas com os recursos humanos para alcançarmos a solução. A ação sem a oração pode resultar em frustração. II Cr 7:14.
3- TEMPOS DIFÍCEIS DEVEM PRODUZIR EXPECTATIVA E GERAR FÉ - Hc 2:1-4 - Nas dificuldades não podemos nos entregar ao desespero nem à incredulidade. Devemos ter um comportamento confiante, cheio de esperança, expectativa e fé quanto ao livramento de Deus (Sl 33:18-22 e Sl 40:1). Mesmo quando não obtemos uma resposta imediata, devemos permanecer firmes na fé, até que Deus, no seu tempo, intervenha, produzindo o livramento. Mq 7:7.
4- TEMPOS DIFÍCEIS EXIGEM TOTAL DEPENDÊNCIA DE DEUS - Hc 3:16-19 - Em meio às crises, Habacuque não se desesperou, não se revoltou, não se distanciou do Senhor e não se queixou de Deus. Pelo contrário, ele se aproxima de Deus e ora, declarando sua continua dependência, consciente de que somente o Senhor seria capaz de sustentá-lo em meio às dificuldades. Nossa atitude deve ser a de nos aproximarmos de Deus e não de nos afastarmos d’Ele.
CONCLUSÃO: Estamos vivendo em um tempo maravilhoso. Deus tem se manifestado em nosso meio de uma maneira muito especial. Suas promessas nos revelam que Ele quer que sejamos bem sucedidos em todas as coisas. Nosso lugar não é em meio às crises, mas sim para “reinarmos com Ele no mundo celestial” (Ef 2:6). Ele quer nos fazer andar altaneiramente (altaneiro = que voa muito alto). A vitória em "tempos difíceis" implica em inconformismo, oração, expectativa, fé e contínua dependência de Deus (I Co 15:57-58).
Nenhum comentário:
Postar um comentário