sala de bate papo

COMO TROCA O NOME NO XAT


Uploaded with ImageShack.us

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Hanani ou Neemias? Você decide!

As palavras de Neemias, filho de Hacalias. E sucedeu no mês de Quisleu, no ano vigésimo, estando eu em Susã, a fortaleza, que veio Hanani, um de meus irmãos, ele e alguns de Judá; e perguntei-lhes pelos judeus que escaparam, e que restaram do cativeiro, e acerca de Jerusalém."  Neemias 1:1-3


Para te contextualizar, o povo Israel pecou contra Deus e foi levado cativo, inicialmente na Babilônia e depois na Pérsia. Eles ficaram 70 anos presos e neste tempo Jerusalém foi tomada por outros povos. Após o tempo de cativeiro parte do povo começou a voltar para lá, mas quando eles chegaram viram um lugar totalmente diferente, outros povos e outros deuses naquele lugar.

 Para nós hoje isso talvez não tenha muita importância, porque não é tangível, mas imagine você ser obrigado a deixar sua casa, bairro, cidade e país para ser escravo em outro lugar e um tempo depois você volta, mas vê o lugar totalmente diferente – muito pior – de quando você vivia lá. É neste contexto que Esdras, o sacerdote responsável pela reconstrução do Templo e Neemias responsável pela reconstrução dos muros viveram.

Sobre esta história daria para fazer muitos estudos, mas hoje quero te falar sobre Hanani e Neemias. Ambos eram judeus e além disso eram irmãos, Hanani estava em Jerusalém e Neemias era copeiro do rei, portanto vivia no palácio. Num determinado tempo Hanani voltou de Jerusalém para encontrar Neemias em Susã e Neemias perguntou sobre o povo que saiu do cativeiro e sobre como estava Jerusalém.

Veja a resposta de Hanani, e dos que estavam com ele, para Neemias:

“E disseram-me: Os restantes, que ficaram do cativeiro, lá na província estão em grande miséria e desprezo; e o muro de Jerusalém fendido e as suas portas queimadas a fogo.” Neemias 1:3

Se você continuar lendo o texto verá que Neemias ficou muito, mas muito triste com esta resposta. Ele entrou em jejum e oração contínua pelo povo e pela Cidade de Luz (Jerusalém). E com isso ele consegue a liberação e o financiamento do rei para reconstruir os muros da cidade.

Olhando criticamente para todo este cenário, percebo algumas características nestes irmãos que mostram dois perfis de pessoas/cristãos de hoje, veja:

  • Hanani


Através de outras passagens, é possível ver que ele era um cara de Deus, inclusive ele foi nomeado líder da fortaleza porque era um homem fiel e temente a Deus (Ne 7:2).


Mas neste cenário Hanani foi um cara que aparentemente estava desanimado, lamentando e cansado da situação ruim. Ele não tinha visão de como as coisas poderiam mudar e entendo que também, por ele mesmo, não tinha vontade de alterar nada.

Conhece alguém que só reclama ao invés de mudar as coisas hoje??? Acho que os lugares estão cheios deste tipo de pessoas, as vezes nós mesmos também somos assim.

  • Neemias
Já este cara, estava cumprindo seu propósito no palácio e quando ouviu as notícias sobre seu povo e seu país ele ficou muito triste também. Mas Neemias, diferentemente de seu irmão, quis fazer algo para mudar aquela situação. Sabe a principal característica que enxergo em Neemias? Vejo que ele foi um visionário transformador! Porque ele não se conformou com a situação ruim, mas fez tudo o que estava ao seu alcance para transformar algo e ele fez as coisas na ordem correta! Veja:
  1. Buscou todas as informações sobre a situação do povo e do lugar (Ne 1:2 e 3)
  2. Orou e intercedeu intensamente para Deus ter misericórdia do povo e agir a favor dele (Ne 1:5-11)
  3. Pediu o favor do rei ao seu povo (Ne 2)
  4. Começou a agir na restauração dos muros.


Pelo seu posicionamento e ousadia, Neemias foi enviado para reconstruir os muros que eram de fato parte da segurança da cidade e do povo, mas não somente isso, porque espiritualmente aqueles muros significavam a santidade (separação) do povo de Israel dos outros povos da Terra. Ele encontrou muitos adversários que tramaram contra ele, mas mesmo assim não desistiu, pelo contrário, ele creu que Deus estava no comando e que Ele abriria as portas necessárias.


Incrível isso não é??? Fico bem empolgado quando vejo o agir de Deus e quem foi Neemias para que tudo isso acontecesse!!!!



Bom, hoje tenho uma pergunta para você e para mim:




Quem você quer ser?













  • Ser alguém desanimado, “reclamão”, chorão e que não faz nada, igual foi Hanani naquela situação















  • Ou se queremos ser visionários transformadores, igual foi Neemias!



  • Por isso hoje te incentivo a parar de reclamar das coisas na vida, da forma como funcionam as coisas em sua Igreja, das dificuldades ao seu redor e começar a ser alguém que faz as coisas acontecerem. Se Deus tem um propósito em sua vida e através de você, creia que Ele irá fazer as coisas acontecerem, então não desista quando as lutas aparecerem, se sofrer perseguições e se tramarem contra você, se Deus está no negócio irá acontecer!

    Nenhum comentário: