VIVA NA PAZ DE DEUS - Parte II
TEXTO-CHAVE: Marcos 4:35-41
INTRODUÇÃO: Muitas vezes nossa paz interior é ameaçada e até roubada por circunstâncias adversas que vêm contra nós. Entretanto, a Palavra de Deus nos mostra que não precisamos ficar apavorados diante das adversidades, antes devemos assumir uma postura correta para vencer os problemas. Através da passagem bíblica que lemos, vamos aprender algumas verdades sobre manter a paz no meio das tempestades:
1. O FATO DE ESTARMOS FAZENDO A VONTADE DE DEUS NÃO NOS ISENTA DE TRIBULAÇÕES – vs. 35 e 36 – Os discípulos estavam naquele barco porque obedeceram ao Senhor e estavam fazendo a sua obra. Isso não os livrou de passar por lutas. Não podemos criar a expectativa de que a obediência nos levará a uma vida fácil. Jesus nos avisou “No mundo vocês vão sofrer; mas...” Jo 16:33
2. TRIBULAÇÕES NÃO SÃO SINAL DA AUSÊNCIA DO SENHOR – vs. 37 – Muitas pessoas entendem que, porque estão passando por lutas, Deus as abandonou. Mas esta não é a verdade. Jesus estava no barco, mas sua presença não impediu a tempestade. Ela apenas garantiu que a tempestade não os destruísse. Existe a garantia de que cada tribulação fica dentro dos limites de nossa tolerância. I Co 10:13.
3. PODEMOS DESCANSAR, MESMO EM MEIO A SITUAÇÕES DIFÍCEIS – vs. 38 – Jesus nos dá uma lição de como podemos ficar tranqüilos, mesmo em meio a tormentas. Ele estava dormindo confiantemente nos braços do Pai. Sua fé não o deixava apavorar-se. O Apóstolo Paulo nos ensina a não ficar preocupados por coisa alguma. Fp 4:6.
4. NOSSAS PALAVRAS TÊM PODER SOBRE AS CIRCUNSTÂNCIAS – vs. 39 – Enquanto os discípulos murmuravam e liberavam palavras negativas, as coisas só pioraram (final do vs. 38). A atitude de Jesus foi oposta: Ele abriu a boca e deu ordem ao problema que se retirasse... A grande lição é que as adversidades crescerão ou perderão a força de acordo com as palavras que falamos no meio delas. Devemos seguir o conselho de Ef 4:29 e 5:4. Veja o que Jesus disse que vai acontecer com nossas palavras – Mt 12:36.
5. TEMOS QUE NOS LIVRAR DA TIMIDEZ E DA FALTA DE FÉ – vs. 40 – Jesus repreendeu os discípulos por sua timidez (medo de tomar alguma atitude espiritual) e por sua falta de fé (incapacidade de enxergar mais pelos olhos do espírito do que pelos olhos físicos). Isto nos impede de viver em paz e reinando sobre as circunstâncias. Falta de fé impede a realização de milagres.
Nenhum comentário:
Postar um comentário